Leia esse Blogger em outros idiomas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Especialistas dão dicas para a hora da entrevista de emprego

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução/TV Globo

Muita gente vai às agências de trabalho, se inscreve e é chamada para entrevistas. Depois de tanto esperar pela oportunidade, as pessoas ficam ansiosas e com medo. A situação se complica quando, durante a entrevista, surge uma pergunta difícil. Não precisa se desesperar. Especialistas trazem dicas para você que não sabe o que dizer na hora da entrevista de emprego.

Na Agência do Trabalho de Jaboatão, por exemplo, quase 28 mil pessoas estão inscritas. Em um ano e meio, mais de oito mil candidatos foram encaminhados para empregos. Cerca de mil estão trabalhando. A procura por qualificação é grande: 16 mil inscritos para uma estimativa de nove mil vagas, em 40 cursos, em 2010.

Um momento muito importante ma busca por emprego é o da entrevista. Algumas empresas fazem entrevista bem simples, em tom de conversa mesmo. Outras realizam várias etapas, incluindo dinâmica de grupo e entrevistas. Tem uma receita única para isso? Não, mas tem dica. Na Agência do Trabalho de Jaboatão é oferecido um serviço de orientação profissional para momentos especiais como este.

A palestra dura uma hora e meia. A instrutora fala sobre regras mais gerais e assuntos específicos, como a dinâmica de grupo. “A gente indica usar roupa confortável, pede que a pessoa ouça atentamente as instruções, tenha iniciativa e seja participativo”, disse a orientadora profissional Cleide Camargo (foto 2).

Sempre surgem muitas dúvidas, principalmente para aquela hora em que o candidato fica cara a cara com o entrevistador. Niedja Silva, de 24 anos, está tentando conseguir o primeiro emprego. “Eu fico pensando em como é que eu vou me comportar. Se é para ficar quieta ou comentar algo com o entrevistador’, falou.

Andreza Tributino, 26, também sente um friozinho na barriga quando pensa na entrevista. “A gente fica nervosa, sem saber o que falar na hora”, contou.

A coordenadora de Qualificação Profissional, Maria José Lira, dá a dica. “Fale só o que é necessário. Deixo o entrevistador conduzir a conversa”, disse.

Alguns candidatos se sentem inseguros por causa da idade. “Hoje mesmo eu vi uma vaga com o meu perfil, mas a empresa pedia que o candidato tivesse até 35 anos, e eu tenho 44. Então, eu fico pensando que eu estou fora de faixa”, falou Ana Gomes.

“Isso é mais um mito que uma realidade. Nesses casos, o candidato deve falar da sua experiência e capacidade. Falar como a bagagem pode contribuir para a empresa”, disse Maria Lira.

E atenção porque, às vezes, aparece cada pergunta...”Quando perguntaram sobre as minhas qualidades foi fácil, mas depois pediram para eu dizer dois defeitos. Ai, eu travei”, contou Ragner Lima, 21.

“A saída estratégica é se generalista, sem entrar em detalhes pessoais, e dizer que está num movimento de superar as próprias dificuldades”, explicou Maria Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mapa de visitantes pelo mundo