Leia esse Blogger em outros idiomas

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sem ventilador, alunos estudam no calor

Sem ventilador, alunos estudam no calor em Dois Unidos
Banheiros sujos, falta de livros, professores e acesso a internet são outros problemas apontados pelos estudantes na Escola Estadual Doutor Francisco Pessoa de Queiroz

Da Redação do pe360graus.com


Uma reclamação de sujeira que não é numa rua, nem em um canal, mas sim, dentro de um colégio do Recife. Os alunos da Escola Estadual Doutor Francisco Pessoa de Queiroz, em Dois Unidos, enfrentam também o calor. Eles chegam a levar ventiladores de casa para conseguir prestar atenção nas aulas.

A diretora da escola não quis falar e nem autorizou a entrada da equipe de reportagem. “A diretora disse que, nesse caso, é para procurar o departamento de imprensa da Secretaria de Educação”, explicou o vigilante da escola Amaurino Oliveira.

Mesmo do lado de fora, os alunos do turno da noite se reuniram para denunciar os problemas da escola. Eles dizem que o laboratório de informática fica o tempo todo fechado. “Não tem professor. Faltam livros na biblioteca e a internet não funciona. E tudo isso é importante para complementar os estudos”, disse.

Por uma fresta, foi possível ver o estado dos banheiros do colégio. Muitas pichações nas paredes e nos azulejos. “Os banheiros ficam sujos o tempo todo, falta limpeza”, falou a estudante Lucicleide Maria da Silva.

Os alunos também reclamam que são obrigados a trazer ventiladores de casa porque a escola não tem esse equipamento nos tetos. “O calor é insuportável e, ainda por cima, não tem água para a gente beber”, reclamou a estudante Magdala Calixto da Silva.

Os estudantes dizem que a escola tem, ao todo, 11 salas de aula e nenhuma delas têm janelas. A única entrada de ar é são pelos combogós. Mesmo assim, a maior parte foi fechada por uma parede de tijolos erguida por dentro da escola. “Eles disseram que iriam instalar janelas, mas ficou só na promessa”, contou o estudante Laudeclécio Rocha.

Os alunos também reclamaram da falta de livros na biblioteca. A Secretaria de Educação do Estado disse que a escola tem um acervo de mais de 1.300 livros didáticos e de literatura. Todos estão disponíveis para os estudantes.

A secretaria explicou que não sabia do problema do calor, porque o colégio conta com 40 ventiladores. Técnicos vão ser enviados ao colégio fazer manutenção dos equipamentos que estão com problema.

A secretaria disse, ainda, que a escola tem 10 computadores ligados à internet no laboratório de informática e todos podem ser usado pelos estudantes com a supervisão dos professores. O órgão respondeu também que a escola tem bebedouros coletivos e a limpeza dos banheiros é feita regularmente por funcionários terceirizados.

É importante que os alunos também colaborem e ajudem a cuidar da escola, sem pichar ou sujar o espaço, que é da comunidade.



comento eu: Não é diferente da nossa escola, aonde temos banheiros sujos, laboratório de informática sem internet, falta de água constante. Seria tão simples se os gestores, sejam da escola, da G.R.E. resolvessem esses problemas, sem precisar sair mídia. Durma com uma bronca dessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

mapa de visitantes pelo mundo